Prova de Informática Comentada - CEF 2010




Confira a prova comentada da Caixa Econômica Federal realizada em maio de 2010.





(A) CORRETA (mas tem um "porém")
A combinação CTRL+C (Copiar) e CTRL+V (Colar) equivalem aos recursos disponíveis através do menu EDITAR do Word, Excel, PowerPoint e Access (porém, em relação à versão Microsoft Office 2007 há de se considerar que no "Groove" não existem estas duas opções!)




Janela principal do Microsoft Groove, constante no pacote Microsoft Office 2007


(B) ERRADA

A opção "Salvar como" permite que seja feita a cópia do documento aberto com outro nome, sim!!! O que está errado é a afirmação que diz que o original será excluído!
- Caso a cópia seja feita com "outro" nome, mantém-se os dois documentos.
- Caso a cópia seja feita com o "mesmo" nome, "aí sim", o primeiro será substituído pelo segundo.

(C) ERRADA

Esta alternativa foi mal elaborada! Mas, de qualquer maneira, não existe nenhuma visualização de documento do Word que seria aberto no PowerPoint.
Um recurso que poderia ser usado para criar uma relação entre documentos do Word e do Powerpoint seria através do menu ARQUIVO > ENVIAR PARA > Microsoft Office PowerPoint, mas que não tem nada a ver com a questão!



(D) ERRADA
É do PowerPoint - e não do Word - a característica de trabalhar com "slides".

(E) ERRADA
A extensão .XLS é padrão de arquivos do Microsoft Excel.
A extensão para arquivos do Microsoft Access é .MDB

*********************************************************************



(A) ERRADA
O BrOffice.org Writer suporta arquivos .DOC, .ODT e também .HTML (além de .RTF, .XML, .TXT dentre outros formatos).
O Word suporta todas as extensões citadas acima, exceto .ODT (por isto é que um documento criado no Writer e salvo com a extensão .ODT não pode ser aberto no Word! Então, quando criar um arquivo no Writer, salve com a extensão .DOC e você poderá abri-lo no Word, tranquilamente).

(B) ERRADA

O BrOffice.org oferece programas utilitários para "escritório". Não oferece softwares antivírus, de configuração de rede e tão pouco navegadores (não confunda o Thunderbird e o Firefox que são da "Mozilla" com os programas do pacote BrOffice.org).
O Microsoft Office oferece programas utilitários para "escritório", gerenciamento de banco de dados e e-mails.
Confira a figura abaixo que ilustra os programas das duas suítes de aplicativos:


(C) CORRETA

O "Calc" faz parte do pacote BrOffice.org que é "opensource" (software livre), e como todo software livre, o código-fonte está disponível.



(D) ERRADA

O "Draw" faz parte do pacote BrOffice, mas é um software que permite a criação e manipulação de arquivos de desenho. É similar ao famoso CorelDraw e não trabalha com "slides."




(E) ERRADA
O Impress faz parte do pacote BrOffice.org e é voltado para a criação e manipulação de "apresentações de slides". Quem permite trabalhar com "banco de dados" é o Base (ou o Access, da Microsoft).


*********************************************************************



(A) ERRADA
A combinação de teclas CTRL+ALT+DELETE aciona o "Gerenciador de Tarefas" que NÃO é uma ferramenta para acesso a diretórios de programas instalados, porém, é possível executar praticamente qualquer programa através desta janela! Também é possível finalizar um programa aberto (travado ou não!), desligar o computador, trocar de usuário, fazer logoff, visualizar gráficos sobre o uso do CPU e relacionado a memória).

(B) ERRADA
Existem 2 tipos de contas de usuário: Administrador e Limitado.

É possível criar mais de uma conta de Administrador ou Limitado em um mesmo computador e, caso existam, por exemplo, duas contas do tipo "Adminstrador" e se estas duas contas possuírem senhas, um Administrador não terá acesso às pastas e arquivos do outro "Administrador".

(C) ERRADA
Calculadora, Bloco de Notas, WordPad e Paint são acessórios sim, mas do Microsoft Windows e não do Microsoft Office!!!
Através do "Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas > Adicionar/remover componentes do Windows > Acessórios e utilitários" é possível verificar os "softwares acessórios" instalados ou não no sistema operacional Windows.



(D) ERRADA

A questão está errada por afirmar que, na ordem, o recurso permite "encerrar o Windows", "fazer logoff do usuário" e "desligar o computador", porém, não é possível encerrar o Windows e só depois fazer logoff do usuário. O correto seria: fazer logoff e depois encerrar o Windows!

Através do botão "Iniciar > Fazer Logoff" exibe duas alternativas:
- Trocar usuário: para alternar entre contas de usuário sem a necessidade da interrupção dos trabalhos por parte do usuário atual;
- Fazer logoff: para finalizar os trabalhos e encerrar a sessão do usuário atual.
Após acionar um destes recursos será possível "Desligar o computador" através da opção correspondente, na "Tela de Boas Vindas".





(E) CORRETA

Através do menu "Iniciar > Painel de Controle > Adicionar ou remover programas" é possível desinstalar um programa (mas alguns softwares, durante a instalação, criam no menu "Iniciar" um atalho para a sua desinstalação).


*********************************************************************




(A) ERRADA

O diretório "bin" armazena os "comandos essenciais do sistema" e não tem relação alguma com o conteúdo enviado para a Lixeira.



Comando "ls" exibindo o conteúdo do diretório /bin

Parabéns para o CESPE/UnB que "CORRETAMENTE" informou o diretório em letras minúsculas ("bin"), ao contrário do CESGRANRIO que em sua prova recente para o BB informou o diretório "sbin" como "Sbin" (com letra maiúscula) e que, NÃO ANULOU A QUESTÃO, já que o Linux é CASE SENSITIVE!! "Tapa de Luva" no CESGRANRIO!

(B) ERRADA

O pacote de aplicativos BrOffice.org possui softwares para escritórios e foi, inicialmente, desenvolvido para o Linux com os nomes "StarOffice" e "OpenOffice".

(C) ERRADA

O Linux é um "opensource" o que significa "software livre" e é regido pela GPL (Licença Pública Geral), cuja característica principal é, justamente, a disponibilização do "código-fonte", juntamente com o sistema operacional.

(D) ERRADA

O Outlook permite o gerenciamento de e-mails (mas é um aplicativo que funciona no sistema operacional Windows e não no Linux!). O PowerPoint permite criar "apresentações de slides" e o "Writer", embora criado para o Linux (mas também existem versões para Windows) permite a manipulação de textos e não tem relação com e-mails.


(E) CORRETA
O "KDE Control Center" permite realizar configurações de rede, mouse, teclado, vídeo, impressora, aparência da área de trabalho dentre outros ajustes. Funcione de modo equivalente ao "Painel de Controle" do Windows.






*********************************************************************




(A) ERRADA
Intranet é uma rede local que utiliza protocolos e recursos disponíveis também na internet (correio eletrônico, mensageiros instantâneos e navegadores são alguns exemplos destes recursos).
(B) ERRADA
ADSL (Assymmetric Digital Subscriber Line - Linha Digital Assimétrica para Assinante). Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns.
Esta tecnologia divide a linha telefônica em 3 canais virtuais, sendo um para voz, um para download (alta velocidade) e um para upload (média velocidade). Um "Modem ADSL" permite a uma máquina conectar-se a internet através da linha telefônica.
Mas o modem ADSL pode sim ser utilizado em redes locais (como acontece aqui na minha casa), onde possuo alguns computadores ligados a um roteador, que por sua vez está ligado ao modem ADSL.
Bem, como pode ser observado, o meu modem ADSL está fazendo parte de minha rede local!


(C) CORRETA

Cliente-servidor é um modelo de comunicação que separa uma máquina que requisita um serviço e outra que disponibiliza este serviço, sendo interligados através de uma rede de computadores. Mesmo após tanto tempo, este conceito ainda é aplicado nos dias atuais.
Os clientes iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada.
(D) ERRADA
Um "servidor de página web" pode ser um programa ou computador responsável por aceitar pedidos HTTP de computadores-clientes, geralmente através de navegadores.
A afirmação "máquina que armazena nomes de usuários que possuem permissão de acesso a uma quantidade restrita de páginas da internet não está correto.

(E) ERRADA

O termo "domínio" está relacionado ao nome que permite a identificação e a localização de conjuntos de computadores na Internet. Como exemplos de domínios temos: .com, .org, .edu, .mil, .gov...).
Portanto, em relação à questão da prova, o termo "domínio" não tem nada a ver com controle de entrada e saída de conteúdo de uma rede.


*********************************************************************




(A) ERRADA

O botão em questão permite exibir o histórico de páginas visitadas pelo usuário. A tecla de atalho correspondente ao botão "Histórico" é Ctrl+H.

(B) ERRADA

Esta alternativa exibe o botão "Parar"que permite interromper o carregamento da página atual e pode ser substituído pela tecla de atalho "Esc".

(C) ERRADA

O botão "Home" (Página Inicial ou Home Page) exibe a página que o usuário definiu como "Inicial" através das configurações do navegador
- Internet Explorer 8: botão "Home" da barra de ferramentas ou através do menu "Ferramentas > Opções da Internet > guia Geral"
- Mozilla Firefox 3.x: menu "Ferramentas > Opções > guia Geral".


Figura: definindo a home page através do Internet Explorer 8

(D) CORRETA

Os botões "Voltar" e "Avançar" já são conhecidos de todos, não é?!
Mas aí vai uma dica: você pode utilizar estes botões mesmo "desligado" da internet. Se você tem conexão discada e paga por minuto de conexão, faça o seguinte:
1. Conecte-se a internet.
2. Abra o navegador (IE ou Firefox) e acesse as páginas desejadas.
3. Finalize a conexão com a internet.
4. Vá ao menu "Arquivo" do seu navegador e marque a opção "Trabalhar Offline".
5. Pronto! Você poderá utilizar o histórico (caso esteja habilitado, é claro!) e os botões voltar e avançar para acessar as páginas anteriormente visitadas quando a conexão estava ativa!

(E) ERRADA

Edição gráfica da página acessada? Sem chances!
Já pensou se você pudesse acessar um site e, caso não goste dele, pudesse modificá-lo da maneira que bem entender? Seria o caos, não é?!
*Embora existam sites que você pode ajudar no conteúdo, chamados "wiki". São ambientes colaborativos onde os usuários é que aprimoram seu conteúdo, como a "Wikipédia".


*********************************************************************




(A) ERRADASTMP é um protocolo que permite o envio de mensagens eletrônicas (e-mails) muito conhecido dos usuários de programas como o Microsoft Outlook Express e Mozilla Thunderbird. Utiliza comumente a porta 25.

(B) ERRADAPOP é um protocolo que permite o recebimento de mensagens eletrônicas (e-mails) através de programas gerenciadores de correio eletrônico, como o Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird. O POP permite o recebimento sequencial das mensagens constantes no servidor, fazendo o download das mensagens para o computador do usuário. Este protocolo utiliza por padrão a porta 110.

(C) CORRETA
A maioria das páginas que utilizam o protocolo HTTP utilizam a linguagem HTML, porém, há de se considerar o fato de que existem outras linguagens que podem ser utilizadas nestas páginas, como a XML, utilizada na distribuição de notícias através do recurso RSS ou ATOM.

(D) ERRADAO protocolo FTP não está ligado a envio e recebimento de e-mails, mas a download e upload de arquivos através de páginas web. O protocolo FTP tem a característica de ser rápido e versátil e é utilizada comumente em sites que disponibilizam conteúdo "opensource", como o Linux ou BrOffice. O FTP é utilizado na transferência de arquivos e usa as portas 20 e 21.

(E) ERRADA
URL - Universal Resource Locator. Sequência de caracteres que indica a localização de um recurso na Internet, como por exemplo, http://www.mrsdigitall.blogspot.com.
*********************************************************************




(A) ERRADA

7.900Kb? Acredito que o autor da questão queria dizer "KB" (KiloBytes) e não "Kb" (Kilobits) - já que Kb, Mb são, geralmente, unidades de medidas relacionadas à "velocidade de transferência" e não "capacidade de dados".
Bom, então 7.900KB equivalem a 7,9MB!
0,5GB (e não Gb) equivalem a 500MB (1GB = 1.000MB, então, 1/2GB é igual a 500MB).
7,9MB cabem, tranquilamente, em 500MB!

(B) ERRADAO "Desktop" (Área de Trabalho) é o local onde as janelas são abertas, a tela inicial do Windows. A questão está descrevendo a "Lixeira", que é o local onde os arquivos excluídos da unidade de disco rígido local são armazenados, quando deletados.

(C) ERRADAQuestão "sem noção". Na pasta (ou diretório) Meus Documentos podem ser armazenados qualquer tipo de arquivo, não somente aqueles criados no Word (.doc).

(D) CORRETA (cabe recurso)No Windows está correto, porém, no Linux uma pasta (diretório) é na verdade um "arquivo" e não pode ser considerado um espaço lógico! Na minha opnião, cabe recurso!

(E) ERRADA
Um arquivo pode sim ser copiado para outras pastas, sem problema! O que não pode ser feito é possuir arquivos com "mesmo nome" na "mesma pasta" (no Windows, pois no Linux isto é possível, desde que o arquivo seja escrito de formas diferentes, alternando-se letras maiúsculas e minúsculas).

*********************************************************************




(A) CORRETA
Isto mesmo. Através do botão "Modos de Exibição" (ou menu Exibir) é possível escolher entre maneiras diferentes de exibir os ícones de arquivos e pastas. Dentre estas maneiras destaca-se o modo "Detalhes" que exibe, não somente o nome, mas o tamanho, tipo, data da modificação ou outras informações, dependendo da configuração).

(B) ERRADA"Meus Locais de Rede" exibem as pastas compartilhadas pelos computadores presentes em uma rede local.
A pasta "Histórico" (de um navegador) é que é o local onde as páginas visitadas recentemente são armazenadas.

(C) ERRADAQuando um arquivo está aberto no ambiente Windows, o arquivo não pode ser renomeado.

(D) ERRADAO "Google" é um site de busca de conteúdo na internet e não procura dados nas pastas localizadas no computador do usuário.

(E) ERRADA
Através do Windows Explorer é possível acessar direta ou indiretamente todo o conteúdo (arquivos e pastas) existentes nas unidades de disco disponíveis no computador.
É possível sim acessar o "Painel de Controle", além da Lixeira, Meu Computador, Desktop, Meus Locais de Rede, Unidades de disco ou qualquer programa ou arquivo contido em qualquer pasta.


*********************************************************************





(A) ERRADA(B) ERRADA(C) ERRADA(D) ERRADA(E) CORRETA


*********************************************************************




(A) ERRADA(B) CORRETA (cabe recurso)
(C) ERRADA(D) ERRADA(E) ERRADA
A AC-RAIZ é responsável por regulamentar e fiscalizar as ACs (Autoridades Certificadoras).
As ACs são responsáveis por emitir certificados digitais de pessoas físicas ou jurídicas e estes certificados utilizam Criptografia Assimétrica (que utiliza um par de chaves: 1 chave pública e uma privada).
A Criptografia Assimétrica é comumente chamada de "Criptografia de Chave Pública" por, justamente, utilizar uma chave pública e uma chave privada!
A criptografia Simétrica utiliza 1 chave (a chave privada).

A questão diz que uma "autoridade certificadora" é encarregada de emitir a "chave pública".
Sim! É. Mas esta questão deixa "algo no ar"
 

©Copyright 2011 Urbano News | TNB